Secretário de Saúde de Itaboraí adianta início da vacinação contra a COVID-19 na cidade. Veja:

Secretário de Saúde de Itaboraí adianta início da vacinação contra a COVID-19 na cidade. Veja:

O Secretário de saúde de Itaboraí, Dr Cosme Filho, apesar de ser um jovem de apenas 37 anos, tem se mostrado muito capaz na gestão da pasta. Cosme conseguiu elaborar um planejamento para vacinação na cidade que está possibilitando o adiantamento do início, que era previsto para amanhã, para hoje. Não foi possível observar o mesmo sucesso em todas as cidades do estado, há relatos de cidades com dificuldades até de iniciar amanhã a vacinação.

Os primeiros itaboraienses vacinados serão os trabalhadores da saúde da linha de frente, que compõem a rede de urgência e emergência, além de idosos das instituições de longa permanência. Os idosos serão vacinados nas próprias instituições públicas pela equipe volante de imunização e os profissionais de saúde serão vacinados nos ambientes de trabalho.

Entenda o plano:

Fases – O plano de imunização inclui quatro fases de vacinação. Após a primeira fase, o segundo grupo de pessoas que será vacinado inclui pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, o plano prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. Já a quarta fase incluirá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Critérios – Os pacientes que vão receber as doses iniciais da vacina serão selecionados categoricamente pela Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa prévia é que cerca de 2 mil profissionais de saúde sejam imunizados na primeira fase e pouco mais de 100 idosos assistidos em instituições de longa permanência.

“Teremos que priorizar um pequeno grupo já dentro da prioridade. As unidades de saúde básica estão prontas para seguir o cronograma de ações do Ministério da Saúde. Também criamos um grupo de resposta rápida, composto por profissionais com experiência em imunização, para acompanhar os possíveis efeitos e reações adversas da vacina”, explicou o secretário.

Veja o vídeo do início da campanha de vacinação: