Bonifácio anuncia que administração do Procon será no gabinete. Entenda:

Bonifácio anuncia que administração do Procon será no gabinete. Entenda:

O prefeito eleito de Cabo Frio-RJ, José Bonifácio do PDT, vai tirar a autonomia tecnica do Procon em seu futuro governo. O órgão atualmente é vinculado à Procuradoria Geral do Município. O atual gestor da cidade, Dr. Adriano Moreno, organizou todo o sistema municipal de defesa do consumidor de forma independente do executivo e com plena autonomia funcional.

Na futura gestão do Zé, o Procon será atrelado ao gabinete do prefeito, podendo assim, ser controlado diretamente por Bonifácio com decisões executivas e pessoais.

O Procon nessa gestão, em dois anos e 05 meses, criou um fundo, um conselho e a primeira multa foi aplicada a uma empresa de ônibus, que abandonou um cadeirante no ponto por falta de acessibilidade.

Embora o PROCON adote junto às micros e pequenas empresas da cidade critérios educativos e não punitivos, é mais rigoroso com as grandes empresas, de forma que até hoje, nesses pouco mais de 2 anos dessa gestão, o valor em multas aplicadas que serão creditadas na conta do Fundo é de mais de R$2 milhões reais. Inclusive com recursos do Fundo, o Conselho comprou a primeira viatura zero km, por meio de pregão eletrônico.

Todo esse dinheiro é gerido pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, e a partir do próximo ano, passará a ser administrado pelo prefeito.

O Procon entrará em 2021 com mais de R$100 mil reais em caixa, que agora será gerenciado futuramente pelo próprio Zé Bonifácio.