Monumento em memória às vítimas do Holocausto é inaugurado pela Prefeitura em Botafogo

Monumento em memória às vítimas do Holocausto é inaugurado pela Prefeitura em Botafogo

Foi inaugurado pela Prefeitura do Rio, na manhã deste domingo (13), no Morro do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul, um monumento em memória às vítimas do Holocausto. O local é uma parceria do Poder Executivo Municipal com a Associação Cultural Memorial do Holocausto e a iniciativa privada.

O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Crivella, do governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

Durante os discursos de inauguração, bateu-se na tecla da extrema importância de não deixar que a morte de milhões de pessoas, vista como um bruto lamentável exemplo extremo de intolerância, seja esquecia e volte a acontecer.

”Nesse memorial, cada visitante vai testemunhar e sentir na alma o sofrimento dos inocentes e aprender uma lição de que na vida é preciso vigiar o passado, porque ele sempre volta, se a gente se descuidar”, disse Crivella.

Já Cláudio Castro, destacou a importância de recuperação do diálogo, para que esses exemplos não mais aconteçam.

”A inauguração desse monumento passa uma importante mensagem de respeito, amor e tolerância que é fundamental para a sociedade atual. Esse discurso de polarização, que é visto no mundo inteiro, principalmente na internet, gera ódio. E a história mostra onde isso pode chegar. Temos que recuperar a capacidade do diálogo”, disse Castro.

Presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, Alberto Klein ressaltou que o intuito do local como um espaço de reflexão para todos: ”O memorial não é só para o povo judeu, e sim para toda a sociedade.”

Fonte: Diário do Rio