Veja a verdade sobre a disputa pela presidência da câmara de Cabo Frio

Veja a verdade sobre a disputa pela presidência da câmara de Cabo Frio

A eleição pra presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio-RJ causa muita dúvida na cabeça dos eleitores, muita gente não sabe como funciona o mecanismo do rito da escolha.

A primeira dúvida é: o mais votado vira presidente da Casa Legislativa automaticamente? A resposta é Não. A vereadora mais votada nesse último pleito cabo-friense foi Carol Midore (DC) com 2.450 votos. No entanto, se ela quiser ser a comandante da Câmara no biênio 2021/2022, a mesma terá que articular nesses últimos dias pra que isso aconteça.

Miguel Alencar do DEM (1.239 votos), Davi Souza do PDT (1.231votos) e Vinicius Correa do PP (1.181votos), disputam internamente nos bastidores a segunda cadeira mais importante da cidade.

Ainda tem o atual presidente Luis Geraldo do Republicanos (2.038 votos), que pode vir candidato a reeleição, pois se trata de uma outra legislatura que entrará em vigor a partir do ano que vem. Porém, ainda não se ventila sobre essa possibilidade pelos corredores políticos.

O certo é que tudo dependerá da vontade do prefeito eleito do município, José Bonifácio (PDT), que ainda tem a sua posse posta em dúvida, já que o TRE indeferiu a sua candidatura com o placar de 7 a 0. Tudo se definirá ainda essa semana ou no máximo até quarta-feira (16), porque os seus advogados estão tentando uma liminar com o TSE pra que Bonifácio consiga se diplomar chefe do executivo municipal, e em consequência disso, ser empossado prefeito no dia 1° de janeiro.

Um pedido de voto de Bonifácio para os vereadores da sua base, é muito importante para eleger o futuro presidente da Câmara. Pois, só vira presidente quem for o melhor articulado, tiver a preferência da maioria e a palavra mais confiável perante os seus colegas.

Vamos aguardar os próximos fatos.