Fake News rolando em Cabo Frio

Fake News rolando em Cabo Frio

Está circulando uma Fake News nos grupos de Whatsapp, com a logo do portal de notícias do grupo Globo, dizendo que as eleições de Cabo Frio-RJ teriam sido anuladas. O motivo seria a falha do sistema de apuração de votos, com isso, aconteceria um novo pleito na cidade. Mentira, isso não é verdade.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já se pronunciou sobre essa falsa notícia propagada nas redes sociais, afirmando que não há indício de fraude nas eleições municipais, e que a votação realizada no último domingo (15) não foi anulada.

Ao questionar a segurança nas urnas, o post fake afirma que elas teriam sido hackeadas. Porém, isso não é possível. Os equipamentos não têm conexão a internet ou via bluetooth, e não podem ser acessados pelas redes.

No domingo, dia da eleição, houve uma tentativa de ataque de negação de serviço, ou DDoS, à rede do TSE. Esse tipo de atividade visa sobrecarregar e tirar um sistema do ar, através de múltiplos acessos simultâneos. Contudo, não é possível roubar ou alterar dados por esse meio. Além disso, as urnas eletrônicas não ficam ligadas a essa rede durante o processo de votação. O TSE suspeita que houve uma operação coordenada visando questionar a legitimidade do pleito.