Para Anular as eleições, é preciso ter provas irrefutáveis.

Para Anular as eleições, é preciso ter provas irrefutáveis.

O que parecia ser uma teoria da conspiração, mimi de perdedor, está se desenhando um fato concreto. Se os candidatos a vereadores de Cabo Frio-RJ, Armação dos Búzios-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Macaé-RJ provarem o que estão afirmando, de que os seus votos do boletim de urna estão com números diferentes dos que se apresentam no site do TSE, a briga em Brasília vai ser bem embasada.

Apesar do Ministro Luís Roberto Barroso não admitir fraude, somente um pequeno contratempo. No entanto, se as evidências ficarem claras como parece que estão ficando, vai ficar difícil sustentar essa tese.

“Imaginar que um atraso de duas horas e meia (na contabilização) possa repercutir sobre o resultado é simplesmente não lidar com a realidade. A realidade sai da urna e esses dados, então são enviados para a totalização”, afirmou Barroso em entrevista.

O certo é que os postulantes ao cargo do legislativo municipal se reuniram e estão procurando os seus direitos. Vamos aguardar o resultado. Porém, a guerra contra o TSE será árdua, porque o Estado não admitirá o erro em hipótese alguma.

As possibilidades, a primeira: se os candidatos comprovarem a fraude, vai haver uma recontagem. Mas, isso só acontecerá se houver um erro em massa em todas as sessões eleitorais. A petição precisa ser muito bem embasada com provas robustas. E mesmo assim, a sustentação necessita de advogados expert em Direito Eleitoral. Que possam pensar e argumentar contra e a favor das brechas apresentadas pelo órgão eleitoral. Então, você já viu o tamanho da encrenca.

A segunda possibilidade: se eles (candidatos a vereador) provarem a irregularidade e houver uma recontagem, e com isso, haver uma mudança de cenário político no quadro da Câmara Municipal, quem ficou dentro sair da cadeira, a coisa vai ficar feia. Também em uma ação conjunta, eles (vereadores eleitos e agora não eleitos numa possível recontagem) irão pedir uma outra recontagem. E isso pode comprovar uma fraude e a guerra será muito maior. Poderá ocorrer uma anulação do pleito de 2020.

OBS: vale ressaltar, que são apenas possibilidades apresentadas por mim. Não há nada de concreto ainda. É preciso esperar o desenrolar dos fatos. Para ter uma anulação de pleito eleitoral, é preciso haver provas irrefutáveis e operadores do direito a frente do caso muito habilidosos na prática e estudiosos do tema.

Por: Luiz Cláudio Junior