Projeto cabofriense já existe há três anos e analisa impacto ambiental do descarte irregular de lixo.
Este sábado (19) é Dia Mundial da Limpeza e algumas cidades da Região dos Lagos do Rio promoveram ações em referência à data. Em Arraial do Cabo, um projeto de voluntários já recolheu mais de três toneladas de lixo nas praias.
Em Cabo Frio, a Prefeitura, em conjunto com uma universidade privada, realizou mais uma coleta de microlixo, como bitucas de cigarro, nas areias das praias do Peró e das Dunas. Os voluntários catam os resíduos, contabilizam, verificam quais são os tipos de lixo coletados e fazem uma análise do impacto ambiental desse material.
Na mesma ação, foram distribuídas, pela estrada de acesso à praia das Dunas, placas de alerta sobre a importância do descarte adequado dos resíduos.
“Esse material vai da areia para o oceano e prejudica a vida marinha, além de pôr em risco as aves que sobrevoam o mar, que pensam caçar um peixe mas acabam pegando lixo. A consciência é fundamental: jogar todo tipo de resíduo dentro de um saquinho de descarte e jogar direto na lixeira” afirma o secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio.
Duas moradoras de Cabo Frio que costumam catar lixo diariamente nas praias foram homenageadas.
Matilde Bertoni e Maria das Graças Pinto ganharam placas com os dizeres: “As vovós estão no pedaço”.
“O que a gente encontra não é lixo de pescador. É garrafa plástica, coisa de gente que bebe e despeja na areia de qualquer maneira “, explica a aposentada Maria das Graças.
Fonte: G1